22/02/2024 | Boletim Sindaspi-SC

CIRCUITO DE AGROECOLOGIA TEM PRIMEIRO ENCONTRO EM CHAPECÓ NO DIA 7 DE MARÇO

Com a intenção de mobilizar entidades, movimentos sociais e a academia para discutir políticas e ações de agroecologia no estado, será realizado em Chapecó, no próximo dia 7 de março, o primeiro encontro do Circuito Macro Ragional de Agroecologia.

O Circuito de Eventos Macro Regional Oeste de Agroecologia visa contribuir para o desenvolvimento da agroecologia em âmbito regional, através do encontro dos diversos atores locais, interessados e atuantes no tema, de forma a discutir, adaptar e difundir conhecimentos para práticas de base agroecológica para produção de alimentos saudáveis.

O público participante abrange agricultores, técnicos, estudantes, consumidores conscientes, instituições governamentais, organizações não governamentaise demais interessados na temática proposta. A organização circuito dos eventos é formadapor instituições públicas e da sociedade civil, simpatizantes da produção e consumo agroecológico.

O encontro pretende reconhecer e publicizar experiências de produção e consumo de alimentos saudáveis com bases agroecológicas.

O Evento que ocorrerá ao longo do ano de 2024 será composto de quatro momentos:

1) Lançamento do circuito e encontro de lideranças - evento de sensibilização e debates com formadores de opinião e representantes das entidades ligadas a produção de alimentos saudáveis e à Agroecologia em âmbito regional, no dia 7 de março de 2024, na UFFS campus Chapecó;

2) encontro principal Macroregional Oeste de Agroecologia, nos dias 7 e 8 de maio de 2024 na UFFS campus Chapecó.

3) Encontro Sulbrasileiro de Mulheres e Agroecologia no mês de setembro de 2024 na UFFS – Campus Chapecó;

4) Dia de Campo com atividade de formação em agroecologia em 10 de dezembro de 2024, no CETREC- EPAGRI (Centro de Treinamento de Chapecó). Este circuito de eventos está sendo promovido pela EPAGRI – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural deSanta Catarina, UFFS – Universidade Federal da Fronteira Sul, APACO - Associação dos Pequenos Agricultores do Oeste Catarinense, e apoiado na sua organização por umconjunto de cerca de 20 organizações governamentais, não governamentais, de ensino, e de produção agroecológica. O público participante estimado nos quatro eventos é de 1.300 participantes.

A comissão organizadora divulgou a programação desta primeira atividade que terá início às 8 horas, confira:

CIRCUITO DE AGROECOLOGIA TEM PRIMEIRO ENCONTRO EM CHAPECÓ NO DIA 7 DE MARÇO - SINDASPI-SC